Pesquisa personalizada

segunda-feira, 27 de março de 2017

Blog Emerson Miguel - Bom Jesus RN

Blog Emerson Miguel - Bom Jesus RN


Sexta Rotineira

Posted: 27 Mar 2017 09:33 AM PDT

Nesta sexta (31) no balneário sabor da terra, pela primeira vez Aldair Playboy, Bonde do Serrote e Cosme. Com a sexta Rotineira. A festa promete animar a turma jovem.


A escassez de água despertou interesse para a dessalinização da água do mar no RN

Posted: 27 Mar 2017 06:39 AM PDT

A escassez de água, em decorrência da seca que já dura cinco anos no Nordeste, despertou o interesse de empresas e governos para soluções de tecnologia que promovam a dessalinização da água do mar. No último dia 13, o governo do Ceará lançou edital para contratar empresa responsável pela elaboração de uma planta de dessalinização na região metropolitana de Fortaleza, com capacidade para gerar 1 metro cúbico por segundo (m³/s) de água potável para a rede de abastecimento. 

Esse volume equivale a cerca de 15% do consumo de Fortaleza. Desde 2016, os 17 municípios da região, nos quais moram quase metade da população cearense, são submetidos a uma tarifa de contingência para economizar água. De acordo com o diretor da Região Nordeste, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Francisco Vieira Paiva, "a dessalinização faz parte de um contexto mundial. 

A indústria usa a dessalinização para processos industriais. Com relação ao consumo humano, países semelhantes ao Brasil, com regiões [climáticas parecidas com as do] Nordeste, têm experimentado essa tecnologia, porque é uma forma de minimizar o impacto às populações. No Ceará, isso salvaguardaria nossos açudes", explicou.

Gustavo Carvalho requer implantação do Café do Trabalhador em São Paulo do Potengi

Posted: 27 Mar 2017 06:34 AM PDT

A fim de que os trabalhadores de São Paulo do Potengi sejam beneficiados pelo programa Café do Trabalhador, que oferece refeições ao preço simbólico de R$ 50 centavos, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) está solicitando ao Governo do Estado sua implantação no município. O pleito foi encaminhado à Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN (Sethas).

"O programa tem o objetivo de expandir a política de segurança alimentar e nutricional em vários municípios do nosso Estado", justifica Gustavo. No caso de São Paulo do Potengi, a cidade já possui um Restaurante Popular.

O parlamentar destaca que o programa desenvolvido pela Sethas promoverá ganho na qualidade de vida e bem estar da classe trabalhadora.

Café do Trabalhador

Semelhante ao Programa Restaurante Popular, o Café do Trabalhador é mais uma ação voltada ao trabalhador de menor renda no Estado. O cardápio é composto por café, pão, leite, bolacha, frutas e produtos da terra. Atualmente são seis unidades instaladas no Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Assú, Angicos, Ceará-Mirim, João Câmara e Mossoró.

Transposição das Águas do Rio São Francisco sem data para o RN

Posted: 27 Mar 2017 06:31 AM PDT

O Eixo Norte da Transposição das Águas do Rio São Francisco, único que afeta diretamente o estado do Rio Grande do Norte, teve as obras suspensas em setembro de 2016. O trecho foi paralisado desde que a empresa Mendes Júnior Trading S.A. pediu para transferir os contratos da obra sobre sua responsabilidade para outra empresa capacitada. De lá para cá, outra licitação foi realizada, mas até o momento, as obras seguem paradas. 

O Eixo Norte da Transposição do São Francisco foi projetado com 260 Km de extensão. Captando água no trecho pernambucano do Rio São Francisco, o canal principal ainda corta o estado do Ceará, antes de entrar em território paraibano. A obra tem ×m na Barragem Engenheiro Ávidos, na cidade de Cajazeiras. 

O eixo tem repercussão direta no RN, pois a barragem despeja água diretamente no leito do Rio Piranhas-Açu, maior bacia hidrográ×ca em solo potiguar. Além deste trecho, está previsto no projeto da transposição um ramal de aproximadamente 100 km, ligando o reservatório Caiçara, no trecho ×nal da obra no estado vizinho, ao rio Apodi-Mossoró. Sem a conclusão do Eixo, o RN não será impactado pelas obras da transposição.


0 comentários:

Followers

Ajude a manter nosso trabalho

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting